Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Qualidade do carvão vegetal de clones de Eucalyptus spp. em sistema integrado de produção

Carlos E. B. da Silva1, Jovita O. D.1, Arthur P. A. Fernandes1, Gustavo S. J. Pereira2, Macksuel F. da Silva1, Carlos R. S. Junior1

1Universidade Federal de Goiás, 2Universidade de Brasília

E-mail: silva_barbosa@discente.ufg.br

A facilidade do uso de eucalipto em sistemas integrados de produção (associado com agricultura e/ou pecuária) se deve ao seu crescimento rápido e à variedade de clones, permitindo escolher o mais adequado para a produção de carvão vegetal. O objetivo de trabalho foi avaliar as características do carvão vegetal produzido a partir da madeira de Eucalyptus spp. Cinco clones de Eucalyptus spp. foram selecionados, obtidas amostras de madeira e carbonizadas para a produção de carvão vegetal em laboratório. Em seguida, foram determinados o rendimento gravimétrico, poder calorifico superior, poder calorifico útil, densidade aparente e densidade energética. Em síntese, os resultados mostraram que de todos os clones avaliados, o T produziu carvão com menor qualidade, especialmente no que se refere ao rendimento gravimétrico e densidade aparente e energética. Desta forma, em sistema integrado de produção, não se recomenda a adoção deste material genético para a produção de carvão vegetal.

Palavras-chave: Poder calorifico, Madeira, Densidade.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa