Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Deterioração e Preservação

Eficiência do óleo de soja reutilizado enriquecido com iodo na resistência da madeira contra fungos xilófagos

Aline C. Peçanha1, Juarez B. Paes1, Victor F. Brocco2, Flávia M. S. . Brito1, Rodolpho S. S. Braga1, Glaucileide Ferreira1

1Universidade Federal do Espirito Santo, 2Universidade do Estado do Amazonas

E-mail: famsbritoo@gmail.com

A tecnologia de produtos florestais vem se potencializando com propostas socioeconômicas, que envolvem a sustentabilidade e incentivo aos reflorestamentos. A madeira, como aquelas de Pinus, tem baixa durabilidade quando exposta aos fatores externos e a organismos xilófagos, o que causa transtornos ao setor industrial madeireiro. Dessa forma, há a necessidade do uso de substâncias preservativas para sua proteção. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência do óleo de soja reutilizado, enriquecido com iodo, contra fungos xilófagos. Para tanto, foram utilizados diferentes teores de iodo sublimado (0,5%, 1% e 2%) na impregnação da madeira de Pinus elliottii e avaliada a resistência aos fungos Rhodonia placenta, Gloeophyllum trabeum e Trametes versicolor. Constatou-se que o óleo de soja inibiu o ataque dos fungos quando comparado às amostras controle, e a solução de óleo com 2% de iodo promoveu o melhor resultado na resistência da madeira de Pinus elliottii contra fungos xilófagos.

Palavras-chave: Tratamento da madeira, Óleo vegetal, Ensaio biológico.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa