Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Influência da idade no rendimento e composição química imediata do carvão vegetal de Eucalyptus e Corymbia

Raquel J. C. dos Santos1, Sherellyn D. A. Moretti1, Leticia C. Peres1, Thaynara S. Vieira1, Nicolle de F. B.1, Angélica de C. O. Carneiro1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: raquel.cipriano@ufv.br

O estudo avaliou o efeito da idade da colheita em árvores de Eucalyptus e Corymbia no rendimento e composição química imediata do carvão vegetal. Cinco genótipos foram testados em três idades, retirando seis discos de cada árvore em diferentes alturas. A carbonização foi feita em forno elétrico tipo mufla. A composição química imediata de acordo com a norma NBR – 8112. Os resultados indicam redução no teor de cinzas com incremento da idade. O clone C. citriodora x C. torelliana teve a maior massa de carvão vegetal (t ha-1 ano-1), enquanto E. grandis x E. urophylla, aos sete anos, obteve o maior rendimento gravimétrico. Conclui-se que o melhor clone para carvão siderúrgico é C. citriodora x C. torelliana, aos sete anos, devido a maior produtividade de carvão por hectare e por produtividade por forno.

Palavras-chave: Ciclo de corte, Pirólise, Melhoramento genético.

Agradecimentos: Ao DEF, ao Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM), LCP e LPM, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), à FAPEMIG, à FUNARBE, à SIF, à EMBRAPII, à CAPES, e CNPq pelas contribuições.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa