Anais do Evento
Energia
Potencial energético da biomassa e do carvão de bambu Dendrocalamus strictus (Roxb.) NeesKrisnna S. Alves1, Ana M. M. L. Carvalho1, Marcelo M. da Costa1, Amanda L. Carvalho1, Peter A. R. Gonçalves1, Tiago Guimarães1
1Universidade Federal de Viçosa
E-mail: krisnna.alves@ufv.br
A utilização do bambu como biomassa energética torna-se uma alternativa sustentável e atrativa, pois dentre suas várias características, destaca-se a alta produtividade, o rápido crescimento e maturidade. O objetivo foi avaliar o potencial energético do bambu, analisando as propriedades da biomassa in natura e do carvão vegetal. A densidade básica do Dendrocalamus strictus foi de 0,517g.cm-3. O poder calorífico superior da biomassa in natura e do carvão vegetal foi de 4517,2 kcal.kg-1 e 7648,18 kcal.kg-1, respectivamente. A biomassa in natura apresentou 16,58% de carbono fixo, 80,22% de materiais voláteis e 3,02% de cinzas, enquanto o carvão vegetal apresentou 84,96%, 6,83% e 8,20%, respectivamente. O rendimento gravimétrico do carvão vegetal foi de 31,21%. A partir da caracterização realizada neste estudo, conclui-se que a espécie apresenta características favoráveis para a utilização com fins energéticos.
Palavras-chave: Caracterização, Energia da biomassa, Poder calorífico
Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), à Universidade Federal de Viçosa (UFV)

