Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Biomassa

Estimativa de incremento de biomassa a partir de séries dendrocronológicas em Lauraceae

Rafaela Kilpp1, Gabriela M. Olmedo2, Juliano M. de Oliveira1

1Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Centro de Energia Nuclear na Agricultura

E-mail: rafa.kilpp99@gmail.com

A família Lauraceae apresenta distribuição Pantropical, sendo representativa nas florestas do bioma Mata Atlântica no sul do Brasil. O objetivo deste trabalho foi explorar o potencial dendrocronológico de espécies de Lauraceae crescendo no Sul da Mata Atlântica, e discutir a aplicação da dendrocronologia na estimativa de taxas anuais de incremento de biomassa das árvores. Uma cronologia com 9 árvores foi desenvolvida, abrangendo o período de 1950 a 1991. Ambas as espécies apresentaram potencial para estudos dendrocronológicos, por conta da existência de anéis de crescimento bem delimitados e índices estatísticos sincrônicos entre as séries (rbar = 0,36 e de EPS = 0,81). O sincronismo de crescimento indica potencial em utilizar os anéis de crescimento das espécies para cálculo de incremento de biomassa em estudos futuros.

Palavras-chave: Anéis de crescimento, Mata Atlântica, Ocotea, Cinnamomum.

Agradecimentos: Os autores agradecem à UNISINOS (Nº do Projeto: 18890), FAPESP (bolsa 2023/08463-1).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa