Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Efeito do tipo de acabamento e do intemperismo acelerado na molhabilidade de peças de Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage

Tarcisio F. de Camargo1, Camila A. C.1, Ângela S. dos Santos1, Alexsandro B. da Cunha1

1Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

E-mail: tarcisiofcamargo@gmail.com

A utilização de espécies de Eucalyptus para fabricação de produtos à base de madeira sólida vem aumentando nos últimos anos. Dentre as espécies, destaca-se Eucalyptus benthamii que possui ótima adaptação a climas amenos e com predomínio de geadas. Sendo assim, a espécie surge como uma alternativa para produção de madeira sólida e de qualidade no sul do Brasil. Neste contexto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a influência do tipo de acabamento e do intemperismo acelerado na molhabilidade de peças de E. benthamii. Avaliou-se peças com verniz, hidro-repelente e sem acabamento (In natura) antes e após 280, 480 e 720 h de exposição em câmara de envelhecimento acelerado. A molhabilidade aumentou conforme aumento do tempo de exposição e diminuiu com aplicação dos produtos de acabamento.

Palavras-chave: Qualidade da madeira, Envelhecimento acelerado, usinagem.

Agradecimentos: À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e à Fundação de Amparo à à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina – FAPESC.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa