Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Desempenho à flexão de painéis obtidos a partir de resíduos lignocelulósicos

Lucas L. Costa1, Fernanda C. Leal1, Filipe L. D. L. Santos1, Rita D. A. Cunha1, Sandro F. César1

1Universidade Federal da Bahia

E-mail: lucaslcst@gmail.com

Alternativa à produção de reconstituídos, os resíduos lignocelulósicos oriundos dos diversos setores produtivos representam potencial à reconstituição. Apenas o setor madeireiro converte 65% das toras em resíduos, sem contar os demais setores industriais como a agroindústria. Diante disso, compreender as propriedades dos reconstituídos a partir de materiais lignocelulósicos alternativos torna-se fundamental para viabilizar o uso dos resíduos vegetais diversos. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento em bases de dados nacionais e internacionais, empregando as ferramentas de buscas, palavras-chave e, entre os anos de 2010 e 2023, para paineis reconstituídos com teores de substituição de resíduos. Os resultados mostram que a propriedade de flexão é investigada em 100% dos trabalhos encontrados. Todavia, para as propriedades de MOE e MOR, obtidas na flexão, os reconstituídos apresentaram desempenho distinto, mediante os teores de substituição adotados.

Palavras-chave: Particulado, resíduos, exploração madeireira.

Agradecimentos: Os autors agradecem à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pela bolsa de pesquisa e ao Laboratório de Madeiras da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa