Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Biomassa

Variação longitudinal da densidade básica e aparente, teor de umidade e retratibilidade em Dendrocalamus asper

William M. de Oliveira1, Vinícius R. de Castro1, Angélica de C. O. Carneiro1, William C. Martins1, Rafael S. G. Cardoso1, Paula G. S. de Castro1

1Universidade Federal de Viçosa - UFV

E-mail: william.moreira@ufv.br

O estudo teve como objetivo avaliar os parâmetros físicos ao longo do sentido longitudinal de colmos de bambu de Dendrocalamus asper. A amostragem foi dividida em base, meio e topo, em relação ao comprimento total, e avaliada a retração, inchamento, densidade básica e aparente e teor de umidade. Os resultados indicaram variação do teor de umidade ao longo da altura do colmo, apresentando os menores resultados na porção média. Quanto à retração radial, os valores obtidos na base foram significativamente inferiores aos do meio e topo, no entanto, a retração tangencial para todas as posições longitudinais do colmo foram semelhantes. Em relação aos valores de inchamento radial, a base e o topo, apresentaram valores significativamente inferiores aos do meio, enquanto o inchamento tangencial foi estatisticamente menor no topo, se comparadas com as demais posições. As densidades básicas foram semelhantes em todas as posições longitudinais, assim como as densidades aparentes.

Palavras-chave: Retração; Inchamento; Densidade básica; Densidade aparente

Agradecimentos: Os autores agradecem à FAPEMIG, à EMBRAPII, à SIF, CNPq, Capes, à UFV, ao DEF e aos laboratórios LAPEM, LPM e LCP.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa