Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Influência da taxa de aquecimento e temperatura na carbonização de eucalipto cultivado no norte da Bahia

Rafaella D. Ramos1, Dalton L. Junior2, Laura da S. Rocha2, João V. M. da Silva2, Mara L. A. Valle3

1Universidade Estadual do Sudoeste Bahia, 2Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 3Universidade Federal do Sul da Bahia

E-mail: lauraengflorestal@gmail.com

O carvão vegetal de cultivos florestais é um recurso energético renovável e sustentável, sendo uma alternativa ao carvão mineral na indústria siderúrgica. No entanto, o processo de carbonização da madeira é complexo, influenciado por variáveis como temperatura final, tempo e taxa de aquecimento, que afetam o desempenho e a qualidade do carvão produzido. Este estudo avaliou o efeito da temperatura final e da taxa de aquecimento da carbonização de madeiras de eucalipto cultivadas na região Norte da Bahia no rendimento do processo. Foram realizadas carbonizações em um forno elétrico com condensador e coletor de gases condensáveis, em cinco temperaturas finais (280, 330, 380, 430, 480 ºC) e duas taxas de aquecimento (0,8 ºC/min e 1,7 ºC/min). Os resultados mostraram que o aumento da temperatura proporcionou uma redução do rendimento gravimétrico em carvão e um aumento no rendimento dos gases não condensáveis, intensificado pelo uso de menor taxa de aquecimento.

Palavras-chave: Carvão vegetal, Gases não condensáveis, Licor Pirolenhoso.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa