Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Produção e caracterização de briquetes de resíduos agroflorestais

Letícia C. Peres1, Angelica de C. O. Carneiro1, Clarissa G. Figueiró1, Lucas de F. Fialho1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: leticiacostaperes@gmail.com

A produção de briquetes é uma alternativa para a destinação do grande volume de resíduos agrícolas e florestais subutilizados. O briquete é um combustível de formato uniforme, maior eficiência energética e utilizado para diversas atividades domésticas e industriais. O objetivo deste trabalho foi verificar o potencial de diferentes biomassas agroflorestais para produção de briquetes. Foram utilizados cinco resíduos, sendo eles Coffea spp., Mimosa spp., Jacaranda spp., Eucalyptus spp., Cecropia spp. A densidade a granel, composição química imediata e estrutural, e o poder calorifico superior das partículas foram analisados. Os briquetes foram produzidos e foi determinada a densidade aparente. Os briquetes produzidos com resíduo de Coffea spp. tiveram as maiores densidades energéticas, seguidos pelos briquetes de Cecropia spp. Todas as biomassas avaliadas têm potencial para produção de briquetes.

Palavras-chave: Densidade energética; Poder calorífico; Poda.

Agradecimentos: Ao CNPq, à CAPES, à FAPEMIG, à Universidade Federal de Viçosa e ao Departamento de Engenharia Florestal (DEF-UFV).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa