Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Impacto do carvão vegetal nas propriedades físicas e mecânicas de biocompósitos

Bruna da S. Cruz1, Fabíola M. Delatorre1, Ananias F. D. Junior1, Alison M. da S.1, Emilly S. G. da S.1, Mariana A. Ferreira1

1Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: brunacruzufes@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar biocompósitos termofixos com diferentes matrizes poliméricas e diferentes proporções de finos de carvão vegetal, produzidos em temperatura de pirolise de 800ºC, com taxa de aquecimento de 6°C.min-1. Foram executados os ensaios de flexão, tração e absorção de água. Os dados evidenciaram a boa adesão da matriz polimérica aos finos de carvão vegetal nos biocompósitos produzidos com resina epóxi, já os tratamentos contendo a resina poliuretano foram considerados insatisfatórios, pois seu desempenho mecânico foi inferior quando comparado ao tratamento controle e as outras resinas. A análise de absorção de água, demonstrou que os biocompósitos de resina poliuretano com finos de carvão vegetal absorveram 3,59% de água e os tratamentos de resina epóxi absorveu somente 0,23%. Os dados demostram a viabilidade do uso de finos de carvão vegetal como material de incorporação a matrizes poliméricas epóxi, evidenciando as suas características físicas e mecânica.

Palavras-chave: Meio ambiente, Resinas poliméricas, Resíduos, Compósitos Verdes

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa