Anais do Evento
Energia
Combustibilidade de madeiras tropicais residuais oriundas de plano de manejo florestal sustentávelDouglas L. Faria1, Eliana M. de Sousa2, Michael D. R. Lima2, Elvis V. dos Santos3, Paulo F. Trugilho3, Thiago de P. Protásio3
1Universidade Federal de Lavras, 2Universidade Federal Rural da Amazônia, 3Universidade Federal Rural de Lavras
E-mail: douglas.lamounier@yahoo.com
Fontes alternativas de energia como aquelas oriundas da biomassa vegetal têm ganhado destaque nos últimos anos. Além das tradicionais florestas plantadas, os resíduos do manejo florestal sustentável, praticado na região Amazônica, configuram uma promissora fonte alternativa de matéria-prima para geração de energia renovável. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento à combustão de resíduos de quatro madeiras provenientes de plano de manejo florestal sustentável, sendo Dinizia excelsa, Manilkara elata, Parinari rodolphii e Couratari oblongifolia. Os resíduos foram avaliados por técnicas de termogravimetria (TGA e DTA) em atmosfera de oxigênio a fim de se determinar seus comportamentos à combustão. O ensaio de TGA mostrou que a madeira residual de C. oblongifolia apresentou um quarto estágio de perda de massa, relativo à combustão residual da lignina. Além disso, os resultados de DTA mostraram que esta espécie resultou na maior liberação de energia por volta de 300 °C.
Palavras-chave: Biomassa residual, Bioenergia, Amazônia, Termogravimetria.
Agradecimentos: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira (PPGCTM/UFLA); CNPq (Processos 152102/2024-8; 406053/2022-7), CAPES e FAPEMIG.

