Anais do Evento
Estruturas
Resistência ao cisalhamento de ligações compostas de pinus e eucalipto soldadas por fricção rotativaAna C. C. Viana1, Luisa G. da C. Peres1, Renato B. Sampaio2, Poliana D. de Moraes1, Walter L. Weingaertner1
1Universidade Federal de Santa Catarina, 2Instituto Federal do Paraná
E-mail: anacarolviana@outlook.com
Estudos relativos à soldagem por fricção rotativa (SFR) de madeiras plantadas no Brasil, como o pinus e o eucalipto, são recentes. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a resistência ao cisalhamento das ligações soldadas considerando diferentes disposições dessas madeiras no substrato, pinus-eucalipto e eucalipto-pinus. Cavilhas de eucalipto foram inseridas a 55 mm de profundidade, 500 mm·min-1 de avanço e 1000 rpm de rotação em pré-furos usinados nos substratos de pinus e eucalipto. Os resultados indicaram que a combinação eucalipto-pinus apresenta maior resistência ao cisalhamento média (4,13 MPa). Esse comportamento é, provavelmente, devido a maior permeabilidade do pinus, que compõe a peça A”, região em que a ligação rompe. Isso favorece a impregnação do material fundido durante a SFR, contribuindo para a união cavilha-substrato. A taxa de conicidade das cavilhas (3% a 10%) permanece dentro dos padrões encontrados em outros estudos e não apresenta diferença estatisticamente significativa entre as combinações testadas.
Palavras-chave: Soldagem por fricção rotativa, Pinus taeda, Eucalyptus saligna/Eucalyptus alba.
Agradecimentos: Agradecemos às equipes do Laboratório de Mecânica (IFSC-Criciúma) e do NANOTEC (UFSC) pelo suporte técnico durante o processo de SFR e os ensaios de tração. O primeiro autor agradece à CAPES.

