Anais do Evento
Painéis
Adição de nanoargilas organofilizadas nas propriedades do adesivo ureia-formaldeído para colagem de madeiraMatheus F. de C. Reis1, Êmilly W. de Almeida1, Isabella S. Sampaio1, Angélica de C. O. Carneiro1, João G. M. U. Filho1, Marcos O. de Paula1
1Universidade Federal de Viçosa
E-mail: matheus.reis@ufv.br
Visando melhorar as características do adesivo, a nanotecnologia vem demonstrando grande potencial de promover aumentos significativos de resistência mecânica e melhorias nas suas propriedades. Dentre as nanopartículas, destacam-se as nanoargilas, pois são relativamente de baixo custo e tem apresentado resultados promissores, inclusive para modificações nas propriedades reológicas dos adesivos. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito da adição de nanoargilas modificadas com sais de amônio quaternário ao adesivo ureia-formaldeído. O pH e a viscosidade do adesivo foram influenciadas pela adição da nanoargila modificada. O tempo de gelatinização, em geral, reduziu com a adição das nanoargilas. Somente as formulações adesivas com a adição de 1,5 e 3,0 % da nanoargila organofilizada com brometo de tetradecil trimetilamônio e a 1,5 % da nanoargila organofilizada com brometo de tetra-n-butilamônio se enquadram nos padrões aceitáveis para a aplicação por aspersão, sem impactar a produtividade fabril.
Palavras-chave: Nanotecnologia, Adesão, Propriedades reológicas
Agradecimentos: Ao CNPq, à CAPES, à FAPEMIG, à Universidade Federal de Viçosa (UFV), ao Departamento de Engenharia Florestal (DEF/UFV), à Sociedade de Investigações Florestais (SIF).

