Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Deterioração e Preservação

Influência de tratamentos térmicos na perda de massa e absorção de água de lâminas de Schizolobium parahyba var. amazonicum

João M. S. Dias1, Maria G. S. da Silva1, Vinícius de S. Lima2, Marco A. Siviero3, Rita D. A. Cunha2, Sandro F. César2

1Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2Universidade Federal da Bahia, 3Grupo Arboris

E-mail: joao.dias@uemasul.edu.br

A modificação hidrotérmica e a termorretificação são técnicas para aumentar a permeabilidade da madeira, melhorando a eficiência de tratamentos preservativos. Este estudo avaliou a influência desses tratamentos na saturação em água de lâminas de paricá. Foram testados quatro tratamentos: controle, modificação hidrotérmica com água a 40°C durante 72 horas, termorretificação a 180°C durante 3 horas e ambos os métodos combinados. Os resultados mostraram que o tratamento combinado com modificação hidrotérmica e termorretificação resultou na maior perda de massa e menor absorção de água. Os resultados permitiram ainda verificar a inexistência de relação entre estas duas propriedades.

Palavras-chave: Madeira, paricá, permeabilidade, modificação hidrotérmica, termorretificação.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao Grupo Arboris, à FAPEMA, à CAPES e à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa