Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Abrangência regional e biodiversidade de espécies da Xiloteca da UFRRJ (FPDw)

Mariane da S. Moreira1, Carlos A. C. Fernandes2, Glaycianne C. V. dos S. Ataide3, João V. de F. Latorraca2

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 3Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

E-mail: sk.msilva@hotmail.com

As xilotecas são acervos compostos por diversas amostras de madeiras e lâminas histológicas provenientes de diferentes espécies florestais que nos permitem a análise da biodiversidade local e o desenvolvimento de estudos avançados sobre suas propriedades anatômicas. Um desses acervos encontra-se na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), objeto de estudo do presente trabalho, onde o objetivo foi apresentar o levantamento qualiquantitativo das amostras de madeira e de lâminas considerando a sua biodiversidade e abrangência regional. Essas amostras foram catalogadas em um banco de dados e foi constatada a presença de 5.234 amostras de madeira, oriundas de 54 países, de 23 estados brasileiros e distribuídas em 174 famílias botânicas; e, 3.842 lâminas histológicas, distribuídas em 100 famílias de espécies florestais. Mediante a realização deste trabalho concluiu-se que a coleção da xiloteca da UFRRJ possui uma elevada importância, tanto para os alunos da instituição, quanto para pesquisadores de outras universidade.

Palavras-chave: Coleção, Banco de dados, Pesquisa, Produtos Florestais

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa