Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Eficiência energética do carvão vegetal de duas espécies de bambu de Santa Catarina

Taíse M. Rodrigues1, Martha A. Brand1, Angela Z. N. Gaa2, Ailton L. Balduino3, Lucas de L. Ribeiro1, Tarcisio F. de Camargo1

1Universidade do Estado de Santa Catarina, 2Autônomo, 3Unifacvest

E-mail: taise.udesc@hotmail.com

Com o crescente aumento da demanda por energia proveniente da biomassa, o bambu emergiu como uma alternativa promissora. Este estudo examinou as propriedades energéticas do carvão vegetal das espécies Phyllostachys edulis (Carrière) J.Houz e Phyllostachys nigra Muchisasa, ambas com três anos de idade, coletadas na colônia japonesa em Frei Rogério, SC. O objetivo deste trabalho foi avaliar o carvão vegetal, verificando seu potencial energético e comparando sua eficiência entre espécies. Foram selecionados cinco indivíduos de cada espécie. Como resultados, a qualidade do carvão vegetal variou entre as duas espécies, apresentando rendimento gravimétrico adequado e semelhante de 33,39% para o P.edulis e 34,84% para o P.nigra. Quando comparado a eficiência do carvão vegetal com os parâmetros da Resolução de São Paulo para o Selo Premium, o P.nigra teve melhor desempenho, não alcançado apenas o parâmetro mínimo de teor de cinzas com 3,21%.

Palavras-chave: Phyllostachys nigra; Phyllostachys edulis; Biomassa; Resolução de São Paulo.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa