Anais do Evento
Energia
Efeito da temperatura dos gases da carbonização de Corymbia sp. no rendimento de extrato pirolenhosoPedro A. T. de Oliveira1, Camila B. da S. Lopes2, Angélica de C. O. Carneiro1, Dandara P. da S. Guimarães1, Davi P. Fialho1, João G. M. U. Filho1
1Universidade Federal de Viçosa, 2Maringá Ferro-Liga
E-mail: pedro.a.teixeira@ufv.br
Durante a carbonização, gases condensáveis e não condensáveis, são produzidos e comumente lançados à atmosfera, afetando o meio ambiente. A recuperação dos gases condensáveis, visando obtenção do extrato pirolenhoso, é uma estratégia adotada para minimizar os problemas ambientais. Desse modo, este trabalho teve por objetivo avaliar a produção do extrato pirolenhoso, considerando diferentes faixas de temperatura dos gases da carbonização de Corymbia citriodora x torelliana, em um sistema fornos-fornalha adaptado para condensação de gases. Foi desenvolvido um recuperador, para monitorar a temperatura dos gases. O extrato foi coletado em três faixas de temperatura (65-85°C, 85-150°C e 150-170°C). Observou-se que as faixas de coleta nas temperaturas entre 65-85°C e 150-170°C apresentaram baixa geração de extrato pirolenhoso, enquanto entre 85-150°C foi responsável pelo maior rendimento deste subproduto. Conclui-se que o recuperador apresentou eficácia na coleta do extrato pirolenhoso, promovendo uma redução significativa das emissões gasosas da carbonização e podendo ainda ser rentável.
Palavras-chave: Extrato pirolenhoso; Recuperador; Gases condensáveis; Sustentabilidade
Agradecimentos: Gostaria de agradecer à CNPq, à CAPES, à FAPEMIG, à UFV, ao DEF/UFV, à empresa ArcelorMittal, à SIF e a EMBRAPII (Unidade Fibras Florestais).

