Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Deterioração e Preservação

Influência do tempo de termorretificação na perda de massa e absorção de água em lâminas de paricá

Maria G. S. da Silva1, Vinícius de S. Lima2, Marco A. Siviero3, Rita D. A. Cunha2, Sandro F. César2, João M. S. Dias4

1Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, 2Universidade Federal da Bahia, 3Grupo Arboris, 4Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: silvamariagabriela39@gmail.com

Este estudo avaliou a influência do tempo de termorretificação na perda de massa e absorção de água na madeira de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum). Para isso, corpos de prova foram submetidos a termorretificação a 180°C por períodos variando de 1 a 10 horas, em intervalos de uma hora. A perda de massa após a termorretificação e a absorção de água após saturação dos corpos de prova foram aferidas e analisadas estatisticamente. Os resultados mostraram que a perda de massa aumentou com o tempo de tratamento na maioria das séries. No entanto, não foi observada influência do tempo de tratamento na absorção de água da madeira de paricá tratada termicamente. Concluiu-se que o tempo de termorretificação influenciou na perda de massa da madeira de paricá, mas não afetou de maneira consistente a absorção de água.

Palavras-chave: Madeira, tratamento térmico, propriedades físicas.

Agradecimentos: Grupo Arboris, FAPEMA, CAPES E UEMASUL.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa