Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Secagem de toretes de madeira, em alta temperatura, visando aplicação em reatores contínuos de carvão vegetal

Angélica de C. O. Carneiro1, Clarissa G. Figueiró1, Mateus A. Magalhães1, Ana M. M. L. Carvalho1, Danielly M. Gomes1, Lucas de F. Fialho1

1UFV

E-mail: cassiacarneiro1@gmail.com

O objetivo deste estudo foi fornecer subsídios teóricos para auxiliar no desenvolvimento de um secador industrial para secagem de madeira, na forma de toretes, para serem utilizados em sistemas contínuos de carbonização. Foi projetado e construído um sistema de secagem de toretes de madeira em escala experimental do tipo leito fixo, para a avaliação das variáveis da madeira e do processo de secagem, a saber: o layout de corte (40 cm de comprimento, 20 cm de comprimento e rachada) e tempo de residência da madeira no reator de secagem (30, 60, 90 min) em temperaturas de 300°C. A transferência de calor do layout de corte (rachado), propiciou maior taxa de secagem e perda de umidade e impactou a eficiência de secagem. O secador protótipo de leito fixo é eficiente para avaliação da secagem em altas temperaturas para toretes de madeira em diferentes layouts de corte da madeira.

Palavras-chave: Secador leito fixo. Tecnologia de carbonização. Transferência de calor.

Agradecimentos: Os autores agradecem a CAPES, FAPEMIG, CNPq (Bolsa produtividade/processo número 308328/2021-3). EMBRAPII e a Sociedade de Investigações Florestais (SIF), pela oferta de recursos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa