Anais do Evento
Anatomia
Anatomia da madeira e sua relação com a densidade básica em dezenove espécies comerciaisRebeca de O. Monteiro1, Larissa C. Dória2, Edilene S. R. L. Moreira3, Joaquim C. Gonçalez4, Júlia Sonsin-oliveira1
1Departamento de Botânica, Insituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília (UnB), 2Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (UniCAMP), 3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), 4Departamento de Engenharia Florestal, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília (UnB)
E-mail: monteiroliveira.rebeca@gmail.com
A anatomia da madeira possui relação com algumas propriedades mecânicas e físicas da madeira, pois a proporção e os diferentes tipos celulares podem influenciar as propriedades tecnológicas. O objetivo deste trabalho foi testar as relações existentes entre a anatomia da madeira e a densidade básica. Foram analisadas dezenove espécies comerciais, mensurados os caracteres anatômicos e aplicada a Análise de Componentes Principais e a Análise de Correlação de Pearson para verificar as relações existentes. As espécies de maior densidade básica apresentaram vasos de menor diâmetro e área, e menor quantidade de parênquima axial. Além disso, raios de menores dimensões (altura e largura) contribuíram para aumento da densidade básica. Assim, é possível a utilização da anatomia da madeira para informar e prever o comportamento tecnológico de uma determinada espécie.
Palavras-chave: Propriedades físicas, Fração de tecidos
Agradecimentos: Os autores agradecem ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF – Serviço Florestal Brasileiro) por conceder o uso dos equipamentos necessários para obtenção das imagens macroscópicas das espécies.