Anais do Evento
Energia
Densitometria de raios X em carvão vegetal de clones de Eucalyptus ssp.Vinícius R. de Castro1, Paula G. S. de Castro1, Letícia C. Peres1, Angélica de C. O. Carneiro1, Caio C. N. Martins1, William C. Martins1
1Universidade Federal de Viçosa
E-mail: vinicius.castro@ufv.br
O estudo avaliou o perfil densitométrico e a densidade aparente de carvões oriundos de Eucalyptus utilizando a densitometria de raios X. A madeira dos clones de Eucalyptus na posição do DAP foram usinadas e retiradas amostras radiais de 2 mm de espessura, e submetidas ao tratamento térmico de carbonização (400ºC). Os carvões foram introduzidos em um equipamento de raios X digital (Faxitron LX-60), gerando imagens em alta definição que foram analisadas com auxílio de software conhecido como ImageJ. A densidade relativa aparente do carvão vegetal também foi determinada pelo método gravimétrico. Os resultados evidenciaram variação de densidade aparente dos carvões vegetais ao longo do sentido medula-casca com maiores valores de densidade nas proximidades da casca verificou-se que o maior valor foi no clone E. urophylla x E. spp. e o menor no E. urophylla x E. pellita. As densidade dos carvões avaliados mostram-se com valores adequados para fins energéticos.
Palavras-chave: Perfil densitométrico, Propriedades físicas, Metodologia não-destrutivas.
Agradecimentos: Os autores agradecem à FAPEMIG, à EMBRAPII, à SIF, CNPq, Capes, à UFV, ao DEF e aos laboratórios LAPEM, LPM e LCP.

