Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Impacto da adição de carga no adesivo lignina-ureia-formaldeído

Nicolle de F. Brumano1, Êmilly W. de Almeida1, Gabriela F. da Silva1, Raquel J. C. dos Santos1, Iara F. Demuner2, Angélica de C. O. Carneiro1

1Universidade Federal de Viçosa - UFV, 2Universidade Federal de Viçosa _ UFV

E-mail: nicolle.brumano@ufv.br

A lignina tem sido adicionada ao adesivo ureia-formaldeído para melhorar a sua performance, porém afeta negativamente a sua viscosidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto que a adição carga nas propriedades do adesivo lignina-ureia-formaldeído. Foi sintetizado o adesivo lignina-ureia-formaldeído e adicionado 0, 5, 8 e 10% de carga antes da colagem. A caracterização dos adesivos foi feita a partir da determinação da viscosidade, pH, gel time e teor de sólidos. O desempenho da colagem foi avaliado por meio dos testes de resistência ao cisalhamento seco e úmido. De modo geral, os adesivos produzidos com adição de carga tiveram aumento na viscosidade, teor de sólidos e redução do pH. Apenas a resistência ao cisalhamento úmido foi afetada pela adição de carga, sendo a formulação com 8% a que teve o maior valor. Conclui-se que a adição de carga pode ser realizada para melhoria das propriedades reológicas do adesivo lignina-ureia-formaldeído.

Palavras-chave: Farinha de trigo, viscosidade, resistência ao cisalhamento

Agradecimentos: À Universidade Federal de Viçosa (UFV), ao DEF, ao LAPEM, à FAPEMIG, à SIF, à CAPES, ao CNPq, EMBRAPII e à FUNARBE.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa