Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Balanço de massa da produção de carvão vegetal de Corymbia proveniente de diferentes clones e espaçamentos

Isabella S. Sampaio1, Angélica de C. O. Carneiro1, Ana M. M. L. Carvalho1, Fernanda de J. Jorge1, Marlúcio M. Silva1, Gustavo M. Abreu1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: isabella.sampaio@ufv.br

O Brasil é destaque no setor de florestas plantadas. O uso de carvão vegetal no setor industrial siderúrgico nos últimos anos apresenta grande crescimento, devido principalmente à sustentabilidade de todo o processo de transformação da madeira em biorredutor. Entretanto, diferentes fatores podem afetar a qualidade e a quantidade do carvão vegetal, como por exemplo a influência do espaçamento entre árvores, os fatores genéticos, entre outros. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do espaçamento do plantio no rendimento gravimétrico do carvão vegetal de dois híbridos de Corymbia citriodora (Hook) K.D. Hill & L.A.S Johson e Corymbia torelliana (F. Muell) K.D. Hill & L.A.S. Johson. O clone C1 plantado no espaçamento 3 x 3 m teve maiores rendimentos gravimétricos em carvão vegetal, ao passo que o rendimento em gases condensáveis e não condensáveis não foram influenciados pelos fatores testados.

Palavras-chave: Rendimento gravimétrico, biorredutor, carbonização

Agradecimentos: Ao CNPq, à CAPES, à FAPEMIG, à Universidade Federal de Viçosa (UFV), ao LAPEM, à SIF, à EMBRAPII Fibras Florestais e à empresa Aperam Bioenergia.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa