Anais do Evento
Painéis
Comportamento térmico de painéis particulados de bagaço de cana e bambu expostos à variação de temperatura.Ariton Araldi1, Thiago H. Mombach1, Martha A. B.1, Taís P. Barbosa1, Giovanna de O. Souza1, Paula G. Surdi2
1UDESC-CAV Lages-SC, 2Universidade Federal de Viçosa- Viçosa MG
E-mail: ariton.araldi@ifsc.edu.br
Este estudo realizou a análise termogravimétrica para determinar o comportamento de degradação térmica em painéis particulados feitos de diferentes matérias-primas: bagaço de cana de açúcar (Saccharum officinarum L.), bambu (Dendrocalamus asper), com adesivos de ureia-formaldeído (UF). Sete tratamentos foram analisados em uma balança termogravimétrica aquecida até 1000ºC a uma taxa de 10ºC por minuto. As curvas termogravimétricas (TG) e a derivada da perda de massa (DTG) foram utilizadas para avaliar a degradação térmica. Os resultados demonstraram que: (i) os painéis tratados com água quente foram termicamente mais estáveis; (ii) o tratamento composto exclusivamente de bambu foi termicamente mais estável do que os demais; quanto maior a quantidade de bagaço, houve redução gradativa da temperatura inicial da emissão e queima dos voláteis (2° inflexão), aumento da temperatura para o início da queima do carbono fixo (3° inflexão), e maior número de picos de temperaturas com maior velocidade de perda de massa.
Palavras-chave: Combustibilidade em painéis, variação da massa, comportamento térmico.
Agradecimentos: Um agradecimento ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UDESC, FAPESC e CAPES pelo apoio durante a realização deste trabalho.

