Anais do Evento
Energia
Poder calorífico superior de resíduos de cinco espécies amazônicasMárcia L. F. Silva1, Cynara N. dos A. Bentes1, Rafaela Estevão2, Victor H. P. Moutinho1
1LTM- UFOPA, 2UFOPA
E-mail: marcialais.eng@gmail.com
Este estudo analisa o poder calorífico superior de resíduos de cinco espécies amazônicas (Hymenaea courbaril, Dipteryx odorata, Pseudopiptadenia psilostachya, Couratari sp., e Vochysia maxima) para avaliar seu potencial energético, identificar a viabilidade como fonte de energia renovável e determinar qual apresenta melhor desempenho para melhorar sua utilização. As amostras de madeira foram fornecidas pelo Laboratório de Tecnologia da Madeira e Bioprodutos da UFOPA e oriundas da Floresta Nacional do Tapajós. Após serrado e completamente seco, o material passou para análise na bomba calorimétrica adiabática para determinação do poder calorífico superior, em que foi definida segundo a metodologia descrita pela norma da ASTM E711-87 (ASTM, 2004). Os resultados mostraram que o Cumaru apresentou o maior PCS (4.795,33 kcal/kg), seguido por Jatobá (4.554 kcal/kg), Timborana (4.475 kcal/kg), Quaruba (4.306,33 kcal/kg) e Tauari (4.277 kcal/kg), indicando os resíduos madeireiros dessas espécies significativo potencial energético, podendo ser utilizados como fontes viáveis de energia renovável.
Palavras-chave: Poder calorífico superior, Energia renovável, Resíduos florestais.
Agradecimentos: Agradecemos ao Laboratório de Tecnologia da Madeira e Bioprodutos da UFOPA pela disponibilização do espaço e recursos necessários para a realização deste estudo.

