Anais do Evento
Estruturas
Ligações de eucalipto e itaúba soldadas por fricção rotativa: relação entre o desempenho mecânico e os parâmetros de soldagemAna C. C. Viana1, Luisa G. da C. Peres1, Renato B. Sampaio2, Poliana D. de Moraes1, Walter L. Weingaertner1
1Universidade Federal de Santa Catarina, 2Intituto Federal do Paraná
E-mail: anacarolviana@outlook.com
A soldagem por fricção rotativa (SFR) é uma alternativa promissora aos métodos tradicionais de união de elementos de madeira, como os conectores metálicos e os adesivos. Estudos referentes à SFR de madeiras nativas e plantadas no Brasil são incipientes, principalmente em relação à influencia dos parâmetros de soldagem no desempenho mecânico das ligações. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência da combinação das madeiras substrato-cavilha (eucalipto-itaúba e itaúba-itaúba) e da rotação (1000 rpm e 1500 rpm), na resistência ao cisalhamento das ligações soldadas. Cavilhas de itaúba foram inseridas a 55 mm de profundidade e 500 mm·min-1 de avanço em pré-furos usinados em substratos de eucalipto ou itaúba. Os resultados indicaram que, para a combinação eucalipto-itaúba, os melhores resultados de resistência mecânica podem ser obtidos para 1500 rpm (1,00 MPa), enquanto, para a combinação itaúba-itaúba, os melhores resultados podem ser obtidos para 1000 rpm ou 1500 rpm (0,93 MPa).
Palavras-chave: Soldagem por fricção rotativa, Mezilaurus itauba, Eucalyptus saligna/Eucalyptus alba.
Agradecimentos: Agradecemos às equipes do Laboratório de Mecânica (IFSC-Criciúma) e do NANOTEC (UFSC) pelo suporte técnico durante o processo de SFR e os ensaios de tração. O primeiro autor agradece à CAPES.

