Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Biomassa

Caracterização energética de briquetes produzidos sob efeito combinado da pressão e adição de sólidos carbonáceos a sua microestrutura

Thamirys F. Souza1, Darci E. Junior2, Sergio R. da S. Soares2, L. Resende2, Luana G. S. da Silva2, Marcelo M. Vieira2

1Universidade Federal de Rondonópolis-MT, 2Universidade Feevale

E-mail: lugoes.soares@gmail.com

O principal objetivo desse trabalho é propor um método alternativo para a produção de compactos de madeira (briquetes) com elevado potencial energético. Partículas de madeira angico tipo Anadenanthera macrocarpa, foram compactas sem o uso de ligantes e temperatura em pressões de até 300 MPa. Posteriormente os briquetes obtidos foram imersos em solução aquosa enriquecida com 63% de sólidos carbonáceos até saturação de suas microestruturas porosas e finalmente submetidos a tratamento térmico na estufa até a total retirada de água de suas microestruturas. Os briquetes produzidos foram caracterizados via medidas de densidade a granel e energética, análise imediata e determinação do poder calorífico superior e inferior. Briquetes íntegros foram obtidos com valores de densidade energética de até 11970 MJ/m³.

Palavras-chave: Densidade de energia, Briquetes intactos, Microestrutura enriquecida com sólidos carbonáceos, Ligantes.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa