Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Influência da secagem dos resíduos de Eucalipto nas propriedades físico-mecânicas de paineis reconstituídos

Lucas L. Costa1, Fernanda C. Leal1, Filipe L. D. L. Santos1, Heloise F. Santos1, Rita D. A. Cunha1, Sandro F. César1

1Universidade Federal da Bahia

E-mail: lucaslcst@gmail.com

Este estudo investigou a influência da secagem da matéria prima no reconstituído de resíduos de Eucalipto e resina de mamona. Para isto, foram produzidos paineis sob duas condições de secagem: umidade ambiente (Tipo A) e anidra (Tipo B), e analisadas as suas propriedades físico-mecânicas. O tipo A resultou em chapas de média densidade (650 kg/m³), enquanto o tipo B, em baixa densidade (470 kg/m³). Para umidade, o tipo B apresentou teor de 10,50% comparado à 11,39% do outro tipo. Na absorção e inchamento, o tipo B resultou em médias inferiores aos do tipo A. Ambos os tipos resultaram em resistência à tração inferior às referências. Na compressão paralela, o tipo A obteve o resultado de 0,07 MPa e o tipo B, 0,09 MPa. Por fim, o tipo A obteve módulo de ruptura superior (5,06 MPa) ao tipo B (4,59 MPa).

Palavras-chave: Painel reconstituído, Eucalipto Clonal 1404, Resina de Mamona.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e ao Laboratório de Madeiras da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa