Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Descrição anatômica e composição química do lenho e da casca de Acacia sp.

Amanda L. Carvalho1, Ana M. M. L. Carvalho1, Leila A. Lopes1, Pedro F. Pacheco1, Geisianne de C. Almeida1, Angélica de C. O. Carneiro1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: amanda.ladeira@ufv.br

O estudo objetivou a caracterização anatômica e a composição química estrutural do lenho e da casca de Acácia sp.. Para a descrição morfológica, foram retirados pequenos fragmentos da casca e do cerne periférico das amostras, formando uma amostra composta de cada região. As fibras foram individualizadas e os cortes histológicos foram confeccionados nos planos transversal, tangencial e radial. Para determinação da composição química, foram realizadas análises de extrativos, lignina e holoceluloses. Foi observada diferença no arranjo anatômico da casca e do lenho de acácia, principalmente no plano transversal, onde não foram observados poros nesse plano da casca. O comprimento médio das fibras da casca foi maior que a do lenho, porém os valores médios de largura foram menores. A composição química estrutural também apresentou diferença entre as regiões, onde a casca obteve valores significativamente maiores de extrativos e lignina.

Palavras-chave: Qualidade da madeira, Morfologia de fibra, Teor de lignina

Agradecimentos: CNPq CAPES FAPEMIG UFV DEF/UFV EMBRAPII/SIF

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa